FAQ

Aqui estão algumas das perguntas mais freqüentes feitas aos assinantes da MSXBR-L, separadas por assunto.

: : Lista de discussão? O que é isso?

R- Lista de discussão é um sistema em que um grupo de pessoas cadastram-se em um servidor, e recebem uma cópia de uma mensagem postada por qualquer dos membros. Assim, todos recebem a mesma mensagem.

  Volta ao Indice

: : Como eu assino?

R- Qualquer pessoa pode assinar a lista, desde que realmente goste de MSX. Para assinar é so entrar aqui e preencher o formulario com seu e-mail, e escolher uma senha. Em até 24 horas você vai receber um e-mail de confirmação. Responda-o e seja bem vindo!

  Volta ao Indice

: : Eu não tenho muito tempo para ler ou a lista gera muito tráfego, que posso fazer?

R- Você pode optar por receber as mensagens em modo digest, ou seja, as mensagens vem todas empacotadas em um único e-mail, economizando espaço e tempo de download.

  Volta ao Indice

: : Para onde eu envio as mensagens?

R- As mensagens devem ser enviadas para: msxbr-l@listas.unesp.br

  Volta ao Indice

: : A cada 30 dias eu recebo um e-mail com uma senha, pra que serve?

R- Essa é a sua senha de manutenção e gerenciamento da sua inscrição na lista, que você escolheu no momento da inscrição. Com ela você pode mudar o modo de recebimento das mensagens, suspender a entrega por algum tempo (férias, por exemplo) ou até mesmo sair da lista. Por isso, guarde essa senha e não a revele a ninguém.
   Esse e-mail é enviado como um lembrete da sua senha.

  Volta ao Indice

: : Quero sair da lista, como faço?

R- Para sair da lista, entre na página da lista de discussão, vá até o final da página, entre com seu e-mail, clique em editar opções, coloque sua senha e clique em unsubscribe.

  Volta ao Indice

: : Posso enviar mensagens em formato HTML?

R- NÃO MANDE E-MAIL HTML, use texto simples (Plain Text). Porque o HTML é repleto de códigos inúteis de formatação, o que praticamente triplica o tráfego da lista e não traz beneficio algum.

  Volta ao Indice

: : Arquivos anexos são permitidos? 

R- Não, não são permitidos, salvo em raras exessões, quando se tratar de algo bem pequeno (uma rotina por exemplo), e de extrema relevância, para o entendimento do e-mail. A lista filtra e-mails com mais de 20Kb, retendo-os.

  Volta ao Indice

: : Posso usar acentos nas minhas mensagens?

R- A acentuação foi liberada depois de uma ampla discussão na lista, portanto você pode usar acentos. Mas muito cuidado com a configuração do cliente de e-mail, para que os acentos não saiam todos trocados, ou como códigos ilegíveis.

  Volta ao Indice

: : Quotar mensagens? o que é isso?

R- Quotar é remover linhas desnecessárias de textos muito longos e que já não fazem mais parte do assunto em questão. Isso facilita a leitura e tambem diminui o tráfego. Logo, por favor, FAÇA QUOTE DA LISTA.

  Volta ao Indice

: : Posso alterar o Subject (ou Assunto) das mensagens?

R- Sim, você pode e DEVE atualizar o subject, sempre que o conteúdo da mensagem já não tiver mais ligação com ele. Isso facilita para muitas pessoas filtrarem o que querem ler, a partir do campo Subject.

  Volta ao Indice

: :  "Off Topic", posso falar de outras coisas, que não o MSX?

R- Esta é uma lista sobre o microcomputador MSX, portanto evite ao máximo postar assuntos que não estejam relacionados com a lista. Além de gerarem ruído desnecessário, estas questões podem ser melhor respondidas em listas especificas. Toleramos os off-topics, mas com moderação.

   Volta ao Indice

: :  Sou novo na lista, posso participar dos assuntos?

R- Sim, você pode e deve participar dos assuntos, pois só assim você vai se enturmar com o pessoal mais antigo. Abaixo vão algumas dicas de convivência:

   Volta ao Indice

: :  Vou sair de férias, devo deixar uma resposta automática ligada?

R- Não faça isso! Quando você for fazer uma viagem longa ou sair de férias, é conveniente suspender a sua assinatura (desative o delivery mode), apenas. Com isso você não perde a sua inscrição, sua caixa postal não fica entupida e não tumultua a lista com as mensagens de retorno.

   Volta ao Indice

: :  A lista tem histórico? Onde eu posso consultar?

R- A lista existe desde 1995, logo várias das perguntas que você pode ter que fazer já foram feitas em outros momentos. Os primeiros emails trocados no tempo da Esquina das Listas não estão disponíveis, mas o administrador pretende disponibilizar o que ele tem guardado, como "curiosidade histórica".

Existem três locais onde você pode consultar o histórico da lista, que estão listados abaixo:

Infelizmente alguns desses históricos tem falhas, como falta de alguns meses. Mas cremos que 85% de tudo que circulou na MSXBR-L esteja nesses links.

É bom que você investigue o histórico de vez em quando, para solucionar alguma dúvida pendente. E sempre existe o Google para lhe ajudar na pesquisa.

   Volta ao Indice

: :  Por que o reply da lista vai para o autor da mensagem, e não para a lista?

R- Temos dois principais motivos: Evita tráfego desnecessários de mensagens para a lista (largura de banda não se acha em árvores); evita situações constrangedoras por ter enviado para a lista um e-mail que é de carater particular.

   Volta ao Indice

: :  Ah, esse reply pro autor é muito chato, tem como mudar?

R- Não. Este é um dos dogmas da lista (ao lado da proibição do email HTML, arquivos anexos) e sé será modificado quando o administrador da lista quiser, e mesmo assim houver um consenso entre o administrador e os moderadores a respeito. Logo, nem adianta insistir no assunto na lista.

   Volta ao Indice

: :  Posso tirar os endereços dos autores da lista no reply de uma mensagem?

R- Nao só pode como DEVE. Se voce já vai responder pra lista, pra que encher a caixa postal dos seus colegas com a mesma cópia da mensagem? Por mais que seja cômodo pra você simplesmente apertar "reply all" e digitar a mensagem, tenha consideração com a caixa postal do seu colega ao enviar mais um e-mail redundante para ele.

   Volta ao Indice

: :  Tenho algumas coisas para vender, posso anunciar na lista?

R- Sim e não. Explicando:

   Volta ao Indice

: :  E se tudo o mais falhar, vocês punem os maus assinantes? Como isso é feito?

R- É lamentável quando precisamos punir um mau assinante, mas muitas vezes é necessário. As punições se dão em 4 níveis, progressivamente:

  1. Advertência por email;
  2. Advertência por escrito em público, na lista;
  3. Suspensão por 7 dias;
  4. Exclusão da lista.

É claro que essa escala progressiva só ocorre se o infrator for reincidente. Em algumas situações, como discussões acaloradas (flamewars), é necessária uma suspensão imediata dos "briguentos", para acalmar os ânimos. Mas, em tantos anos de lista, não tivemos nenhum problema sério ou grave, o que mostra o bom nível dos assinantes.

   Volta ao Indice

: :  Moderador? O que é isso? É de comer?

R- Não, não é de comer. O moderador é uma pessoa que ajuda o administrador no trabalho de gerenciar a lista.

   Volta ao Indice

: : Quem são os moderadores atuais?

R- Os moderadores atuais, são:


p.s. Não se esqueça de trocar o (at) por @   :^P

   Volta ao índice

: : O que ele faz?

R- O moderador resolve problemas na lista, como dúvidas quanto ao funcionamento, etiqueta, conflitos, brigas (flamewars), elogios, puxões de saco e chutes da lista, não necessariamente nesta mesma ordem. O moderador também ajuda na confecção dos documentos da lista, como a homepage (hospedada em (http://www.msxbrl.cjb.net), textos (como as "regras de convivência da lista") e a FAQ da MSXBR-L.

   Volta ao Indice

: : Porque ter eleição?

R- Porque somos uma lista democrática, e é necessário que haja ajuda e apoio de usuários gabaritados, MSXzeiros e fudebas (características fundamentais) para ajudar na administração da lista. O administrador não é onipresente, tem muitos afazeres e vez por outra fica algum tempo (ou muito tempo) sem poder ler a lista.

   Volta ao Indice

: : Qual é então a função do administrador?

A função do administrador é a parte técnica da lista, como contato com o administrador do site onde a lista está hospedada (UNESP - São José do Rio Preto), problemas com o servidor, cadastros de usuários, etc.

   Volta ao Indice

: : Como é feita a eleição?

R- No mês de maio de cada ano, são abertas 2 (duas) vagas para moderador. Os 2 candidatos mais votados serão eleitos pelo o período de 1 ano, a contar de 01 de junho de cada ano. A eleição será feita por meio de votação simples, por um dado e-mail, a ser divulgado quando a eleição for aberta. O usuário da MSXBR-L terá que escrever a palavra "Voto" no campo Subject (Assunto) do e-mail com o voto, e no corpo do seu e-mail o nome do candidato em que está votando. Serão considerados válidos os votos enviados pelos assinantes da lista, isto é, envie o e-mail contendo o voto através do seu endereço por onde você assina a MSXBR-L. Todos os e-mails serão conferidos para confirmar sua autenticidade, e para evitar votos "errados" (embora não conheço quem gostaria de fraudar uma eleição da MSXBR-L, mas vá lá). A contabilização dos votos se dá por um script automático, que pega a caixa de emails e conta os votantes, conferindo na lista de assinantes quem votou (para evitar 2 votos do mesmo assinante - caso ocorra, ambos são anulados) e contabilizando os votados.

Exemplo de mail enviado:

From: ze.das.couves@fudeba.org
Subject: voto
Corpo da mensagem: fulano_de_tal

   Volta ao Indice

: : Quem pode votar?

R- Qualquer usuário da MSXBR-L pode votar. O voto é facultativo (vota quem quiser), e o candidato é eleito por maioria simples.

   Volta ao Indice

: : Quem pode se candidatar?

R- Qualquer membro da MSXBR-L pode se candidatar. Apenas recomendamos que seja:

Os antigos e os atuais moderadores podem se candidatar novamente ao cargo, a reeleição está liberada.

   Volta ao Indice

: : O que é um emulador?

R- Um emulador é um programa que "tranforma" um computador em outro, permitindo executar programas nativos da máquina emulada. Emuladores não são perfeitos como a máquina original, mas via de regra funcionam razoavelmente bem.

   Volta ao Indice

: : É permitido falar de emulador na lista?

R- Bem, a lista se propõe a tratar do MSX real, mas emuladores são tolerados, dúvidas básicas poderão ser consultadas nesse FAQ. Só pergunte na lista quando já tiver feito todos os testes e não tiver solução. Apenas não se esqueça de fornecer o máximo de detalhes possível, com o emulador usado, configuração básica do seu micro, e o principal, descreva muito bem o problema.

     Apenas não espere resposta rápida, como dissemos, a lista se propõe a incentivar o MSX real, e se ninguém responder, é porque não sabemos como resolver o seu problema. Nesse caso, a melhor solução é contactar o autor do emulador, ou outra lista de discussão que se propõe a falar sobre emuladores.

   Volta ao Indice

: : Emulador x MSX real?

R- Isso é um tipo de pergunta que gera muito ruído na lista, portanto evite ao máximo fazer comparações tipo "Emulador 10, MSX 0" isso é absolutamente dispensável. A lista trata do MSX real, a máquina. Emuladores podem ser úteis, como ferramenta de desemvolvimento e de depuração. Para entender isso melhor, recomendamos a leitura do "Curso fudeba de ASM"  diponível, aqui nesta página mesmo.

   Volta ao Indice

: : Qual o melhor emulador?

R- Esta é uma pergunta dificil, cada emulador tem o seu ponto forte e tem também suas deficiências. Recomendamos, entretanto, o BrMSX, por ser um produto nacional, e emula o mais fiel possivel um MSX 1 brasileiro (o Expert) e também, o autor é mais acessivel, além de que você encontrará muita informação sobre ele em português. Outros emuladores que são muito conceituados são o OpenMSX e o BlueMSX.

   Volta ao Indice

: : Como faço para executar um arquivo ".ROM"? 

R- Todos os exemplos tomarão como base o BrMSX.

     Primeiro, você deve ter o BrMSX instalado em um diretório (ex: c:\brmsx). Crie um diretório (ex: c:\brmsx\rom) coloque ai dentro os seus arquivos .ROM. supodo que você executar o arquivo exerion.ROM, na linha de comando, digite: 

C:\>brmsx exerion.ROM

     Ao final pressione Enter. Nota: se por acaso a ROM for de algum jogo de MSX2 ou MSX2+ você deverá acrescentar o switch -MSX2 ou -MSX2+ assim:

C:\>brmsx -msx2 seuarq.ROM

   Volta ao Indice

: : Como faço para executar um arquivo ".DSK"? 

R- Todos os exemplos tomarão como base o BrMSX.

     Primeiro, você deve ter o BrMSX instalado em um diretório (ex: c:\brmsx). Crie um diretório (ex: c:\brmsx\dsk) coloque ai dentro os seus arquivos.dsk. supondo que você executar o arquivo util.dsk, na linha de comando, digite: 

C:\>brmsx -diska util.dsk

     Ao final pressione Enter. Nota: se por acaso o dsk for com programas que requeiram MSX2 ou MSX2+ você deverá acrescentar o switch -MSX2 ou -MSX2+ assim:

C:\>brmsx -msx2 -diska util.dsk

     Estando dentro do emulador, caso o programa não inicie automaticamente, se estiver no DOS digite DIR e procure por arquivos .BAT ou .COM, para executar digite o nome do programa, sem a extensão, ou no Basic, FILES e procure por arquivos .BAS, .BIN, .LDR, arquivos .BAS e .LDR carrege com run"seuarq.bas" ou run"seuarq.ldr"  arquivos .BIN carrege com bload"seuarq.bin",r

   Volta ao Indice

: : Como faço para executar um arquivos ".BAS", ".BIN" ou outro formato nativo do MSX?

R- Todos os exemplos tomarão como base o BrMSX.

     Primeiro, você deve ter o BrMSX instalado em um diretório (ex: c:\brmsx). Crie um diretório (ex: c:\brmsx\disk1) coloque ai dentro os seus arquivos ".bas", ".bin", etc. , na linha de comando, digite: 

C:\>brmsx -mount c:\brmsx\disk1

     Ao final pressione Enter. Nota: se por acaso os programas forem para MSX2 ou MSX2+ você deverá acrescentar o switch -MSX2 ou -MSX2+ assim:

C:\>brmsx -msx2 -mount c:\brmsx\disk1

     Estando dentro do emulador, caso o programa não inicie automaticamente, se estiver no DOS digite DIR e procure por arquivos .BAT ou .COM, para executar digite o nome do programa, sem a extensão, ou no Basic, FILES e procure por arquivos .BAS, .BIN, .LDR, arquivos .BAS e .LDR carrege com run"seuarq.bas" ou run"seuarq.ldr"  arquivos .BIN carrege com bload"seuarq.bin",r

   Volta ao Indice

: : O emulador não funciona no meu micro, o que faço?

R- Via de regra, a lista não trata de emuladores, mas se já tiver esgotado todas as possibilidades, envie sua dúvida de forma clara e objetiva, com o maior numero de detalhes possíveis. Perguntas do tipo "baixei o emulador y, e ele não funciona no meu pc, o q faco?" dificilmente serão respondidas, pois não há informação alguma que possa dar margem a solução do problema. Normalmente a melhor solução é ler o manual e o help do emulador e em ultimo caso contactar o próprio autor do emulador, pois pode ser um bug.

   Volta ao Indice

: : Para que servem os botões do painel do Turbo-R?

R- Da esquerda pra direita:

   Volta ao Indice

: : O que indicam os cinco LEDs do Turbo-R?

R- Power, Caps lock, Kana, Pause, R800, FDD

   Volta ao Indice

: : O que fazem as teclas do lado da barra de espaços?

R- Elas são "SIM" e "NÃO" , em japonês e usadas pelo waapuro e MSX-View.

   Volta ao Indice

: : O TR é 100 volts e não 127 volts. Isso pode causar algum problema?

R- Tem gente que vai falar que sim, tem gente que vai falar que não. Várias pessoas usam o Turbo-R em 127V (Ricardo Pinheiro, Adriano Cunha, Dalpoz, Luciano Sturaro) fazem anos e nunca tiveram problemas. Se você quiser, compre um transformador abaixador de tensão de 127V pra 100V, mas desaconselhamos fortemente os produtos da Nodaji.

   Volta ao Indice

: : Como eu mudo de Z80 para R800?

R- Com os programas CPU.COM ou CHGCPU.COM na FUNET. Ou com o Fudeba Turbo Charge (FTC.ZIP) do Daniel Caetano ou ainda com o Z80.COM, DRAM.COM e R800.COM  (Z80R800.zip) de Luciano Sturaro.

   Volta ao Indice

: : Qual a vantagem de colocar mais memoria no Turbo-R? Ele vem originalmente com 256Kb mas já  vi gente aumentando para 512Kb e até 1Mb.

R- É a mesma vantagem de colocar mais memoria em qualquer MSX. Como colocar 512Kb no Turbo-R ST, pode ser encontrado em http://www.msxpro.com  (Sessão Hardware).

   Volta ao Indice

 

: : Posso usar um disquete de 1,44 Mb no MSX, tapando o furo lateral e formatando como 720 Kb?

R- Esse é outro ponto de controvérsia na lista. Alguns defendem que não, que devido ao material e às características físicas do mesmo. Mas, como dizem, na prática a teoria é outra, muitos fizeram esse procedimento, taparam o furo e estão usando disquetes assim há alguns anos, sem terem problemas.

   Volta ao Indice

 

: : Tio!!! Me chamaram de "Fudeba", isso é um palavrão?  

R- De forma alguma! Mas se você procurar, essa palavra (ainda) não esta no dicionário. Para melhor entendimento recomendamos a leitura do texto no link abaixo:
http://www.msxpro.com/fudeba.html

Nota: a palavra fudeba e suas variantes, tem algums "efeitos" colaterais em alguns que não admitem sua condição.

   Volta ao Indice

 

: : O que significam as variantes da palavra fudeba? 

R- 

fudeba: s.f.m. fudeba (pl. fudebas, col. bando de fudebas).
fudebar: v.i. fazer ou compactuar com um ato de fudebagem.
fudebada: s.m. Coletivo de fudebas.
fudebagem: s.f. resultado da ação (ou falta da mesma) de um fudeba, com conotação positiva.
fudebario: s.m. criatório de fudebas, local onde se fornecem condições em termos de meio-ambiente, nutrição e alimentação para a manutenção e o desenvolvimento da vida de fudebas. Ex: pizzarias, esfiharias, restaurantes, lanchonetes.
fudebete: s.f. amiga, namorada, consorte, noiva, mulher, concubina ou torcedora de algum fudeba; parente assumida de algum fudeba.
fudebice: s.f. resultado da ação (ou inacção) de um fudeba. Difere do termo fudebagem por ter conotação negativa.
fudebonauta: s.f.m. astronauta fudeba, capaz de levar um MSX para o espaço apenas para ver de que cor ele queima numa reentrada destrutiva.
fudeborio: s.m. local onde fudebas compram mantimentos, suprimentos e equipamentos diversos.
fudebrete: s.f.m. demônio inferior, caracterizado por gerar vapor à sua volta (Cf. fudebus).
fudebus: s.f.m. demônio superior, capaz de criar grandes quantidades de vapor em diversos níveis de realidade, até simulada, distingue-se dos fudebretes por ter licença para barganhar pela alma de fudebas.
fudebusão: s.m. veiculo de transporte de MSX, independente da sua capacidade, utilidade, custo, ambiência, estrutura, velocidade ou altitude. E.g., Mir, fudebusão orbital espacial russo (vide "Corrida Espacial").
fubapa: s. m. nome dado ao fudeba cego de paixão por uma fudebete.

   Volta ao Indice


 
Ufa!
Em Construção