The msX Files |
Esqueci de explicar quem era o Renato Degiovani. O Renato era um
programador autodidata que começou no TK-82c, como boa parte do pessoal "das
antigas" da Microsistemas (como Luís Fernandes de Moraes, que passou pelo MSX,
depois pelo Amiga e hoje faz vídeos de festas infantis). Aquele 1 Kb de RAM... =) O
Renato escreveu e publicou na MS o 1o. jogo em Assembly que se tem noticia numa revista
brasileira: "Aeroporto", na MS no. 23. Junto ele botou um montador Assembly,
para que a turma do TK-82c tivesse como digitar aqueles códigos doidos".
Logo depois, ele lançou o 1o. adventure feito no Brasil, sendo publicado na
MS 27: Aventuras na Selva. Esse mesmo jogo deu origem ao Amazônia, o mais famoso
adventure brasileiro, em versões para Sinclair, TRS-80, MSX e posteriormente, PC. Ele
inclusive conta, num artigo interessante (quando ele fala de fazer adventures) que na
Feira de Informática de 1984 corria um boato de que o "Aventuras na Selva" não
tinha solução. Tinha sim... Assim como o Amazônia. Eu mesmo sei como acabar o
Amazônia, mas nunca tive na época que tinha mais paciência para jogar uma versão mais
razoável (que gravasse em disco), então eu 'roí a corda'. Como diria o LFM,
"programadores radicais dizem que programar adventures é melhor do que jogar
adventures".
Chego a me atrever e dizer que o Renato Degiovani, o prof. Pierluigi
Piazzi e o Ademir Carchano eram a trinca do MSX nos "melhores tempos".
Recentemente, conversei com o Renato via mail, e fiz muitas perguntas,
as quais ele respondeu todas (!), e ainda disse que tem mais para contar. Com a devida
autorização dele, formatarei tudo de modo que fique num formato de entrevista. Só que
há tanto material que vamos ter mais de um Files... Aguardem.
0 - | O início do MSX no mundo |
1 - | MSX no Brasil - o início |
2 - | A Gradiente e suas trapalhadas |
3 - | Minha história pessoal, os LDs... |
4 - | MSX 2 |
5 - | Ademir Carchano e Prof. Piazzi |
6 - | Falhas de projeto da Gradiente |
7 - | Renato Degiovani |
8 - | O drive da Microsol |
9 - | Sharp lançando, brigas, Apple... |
10 - | Clubes, reserva de mercado |
11 - | A MegaRAM, um dos periféricos + populares do MSX |
12 - | Kits de transformação |
13 - | DDX: surgimento, ascensão e queda |